대량구매문의

본문 바로가기

회원메뉴

쇼핑몰 검색

주문 및 전화상담054-834-1900

회원로그인

오늘 본 상품

없음


고객센터

SAM-O GENERAL FOODS대량구매문의

O que fazer quando alguém lhe exige uma fotocópia do seu cartão de cid…

페이지 정보

작성자 Soila (217.♡.226.210) 연락처 댓글 0건 조회 20회 작성일 23-02-18 15:18

본문

O que fazer quando alguém lhe exige uma fotocópia do seu cartão de cidadão?
Já é proibido por lei e vai passar a ser punido com uma coima que pode ir até aos 750 euros. No entanto, pedir uma fotocópia do documento de identificação é uma rotina em inúmeros serviços públicos e privados. O que fazer nestes casos? Dar ou recusar?
A carregar o vídeo .
Filomena Lança filomenalanca@negocios.pt 29 de Junho de 2016 às 18:29.
Funcionalidade exclusiva para assinantes Negócios Premium.
E usufrua de todas as vantagens criptografia de cópia ser assinante.
A Lei é muito clara: é "interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular salvo nos casos expressos na lei." O "consentimento" é aqui uma palavra-chave. Terá de ser um consentimento livre. Mas, quão livre é o consentimento de alguém que vai adquirir um telemóvel e lhe exigem uma cópia do cartão de cidadão? Ou fazer um contrato de um serviço, ou inscrever o filho na escola? Recusar a fotocópia pode ser o equivalente a comprar um braço-de-ferro que atrasará tudo, seja a compra do telemóvel, a matrícula do filho na escola ou outra coisa qualquer.
No entanto, algo que à partida pode parecer inofensivo – entregar a alguém uma cópia do documento de identificação – significa, na prática, "andar a distribuir quatro números de identificação por todo o lado", alerta Clara Guerra, da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), lembrando que o cartão de cidadão tem, comércio de cópia criptográfica não só o seu próprio número, mas também os de contribuinte, da Segurança Social e de utente do SNS. A CNPD tem vindo a chamar a atenção para os perigos de usurpação de identidade que podem resultar deste tipo criptografia de cópia facilidades e, embora não aconselhe expressamente que as pessoas recusem a entrega da fotocópia quando esta é exigida, alerta que é preciso muito cuidado e que há várias reacções possíveis.
A primeira coisa a fazer será lembrar quem está a exigir a cópia de que essa exigência é ilegal, de acordo com o previsto na lei do cartão de cidadão. Caso do outro lado a insistência se mantenha, então deve pedir-se que seja identificada a lei que obriga a entrega da fotocópia. Não existindo – que será o que acontecerá na generalidade das situações – então está aberto o caminho para que seja exigido o livro de reclamações e apresentada uma denúncia.
Leia Também.
A cópia da denúncia que fica registada no livro deverá, posteriormente, ser enviada para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), esclarece o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Mesmo que, para resolver a sua situação no momento, a pessoa acabe por ceder e por entregar a fotocópia exigida – e quem diz fotocópia, diz digitalização, outra versão de cópia igualmente proibida e cada vez mais utilizada – outra hipótese será, posteriormente, apresentar queixa junto da CNPD. Esta vai depois "actuar junto das entidades" visadas e pode inclusivamente aplicar multas, no âmbito das suas competências, já que, com as cópias "equivalem a um tratamento de dados para o qual aquelas entidades não estão autorizadas", explica clara Guerra.
Leia Também.
Polícia também vai passar a actuar.
O Parlamento está actualmente a discutir uma proposta de lei que altera a lei do cartão de cidadão e que prevê que, além de ser ilegal, a exigência de cópia do cartão passa a ser uma contra-ordenação e, nessa medida, dará lugar a uma coima entre os 250 e os 750 euros.
Leia Também.
Nessa medida, e logo que as novas regras entrem em vigor, qualquer cidadão obrigado a entregar uma cópia do seu cartão de cidadão para conseguir que lhe seja prestado um serviço, poderá apresentar queixa na polícia. Esta levantará então um auto de notícia, sendo que a competência para instaurar e instruir o processo de contra-ordenação correspondente será o IRN. Aliás, comércio de cópia criptográfica o produto das coimas é dividido entre os cofres do Estado (60%) e o próprio IRN, que arrecada os restantes 40% como receita própria.

If you have any inquiries concerning exactly where and how to use criptografia de cópia, you can get hold of us at our own site.

댓글목록

등록된 댓글이 없습니다.

고객센터

054-834-1900

평일 09:00 - 18:00(점심 12:00-13:00)
토, 일요일 및 공휴일 휴무

입금계좌안내

농협은행301-0207-3209-71

예금주명 : 삼오종합식품(주)

상호 : 삼오종합식품(주) 대표 : 이정순 주소 : 경상북도 의성군 금성면 군위금성로 1196 전화 : 054-834-1900 팩스 : 054-833-1202 P·H : 010-5408-2934
사업자등록번호 : 508-81-34487 통신판매업 신고번호 : 제 2020-경북,의성-053 호 E-mail : sam5foods@hanmail.net 개인정보보호책임자 : 이정순 호스팅업체 : 다오스웹
Copyright © 2020 삼오종합식품(주). All Rights Reserved.  열쇠모양 아이콘
  • 공정거래위원회
    표준약관준수
  • 현금영수증 발행
  • 구매안전서비스